Bem-vindo ao universo da Educação Infantil

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Transformando sonhos em realidades

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Construindo conhecimentos em prol da cidadania

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Sala da Equipe

 

A todos os educadores do EDI Eu Sou um excelente retorno ao trabalho e muito sucesso para todos nós!

 

 

 

 

Semana Pedagógica de 17 a 21 de dezembro

Nesta semana pudemos repensar e avaliar nossas práticas, aprimorar conhecimentos, revisitar temas, compartilhar expectativas e frustrações,conhecer outras realidades ( visitamos a Creche Municipal Emília Joana : obrigada pela acolhida!) e fazer planos ! Estudamos mais sobre os transtornos globais de desenvolvimento (TGD),  discutimos sobre a Inclusão em nossa escola, vimos o filme Adam para ilustrar o tema, discutimos sobre os valores consumistas na escola através do documentário : Criança , a alma do negócio, fizemos um último Conselho de Classe concluindo sobre a importância da rede de relações que foi criada pela equipe do EDI Eu Sou e que favoreceu todo o sucesso alcançado, arrumamos as salas, ufaaa!!! Quanta coisa! Mas ainda deu tempo para nos confraternizarmos e darmos um "até breve".  Confira:


2º Conselho de Classe : avaliando nossa prática e aperfeiçoando o olhar sobre a avaliação e registros dos nossos alunos.

Nosso Conselho de Classe iniciou com o Café Literário onde a diretora Paula leu a história Terezinha e Gabriela da Ruth Rocha, onde foi possível falar sobre o olhar avaliador sobre os outros e como é imnportante nos deslocarmos para observarmos de outro prisma a criança.

A partir daí , foi feita uma dinâmica com base em adjetivos para nomearmos uns aos outros da equipe. Foi muito engraçado e pudemos mais uma vez treinar e repensar nossos critérios de avaliação. 

A diretora fez a leitura do livro A escola que eu quero, como ponto de partida para a avaliação institucional, onde cada funcionário pôde retratar a escola da sua infância e a de hoje , levantando aspectos positivos e negativos destes momentos.

Assistimos um vídeo falando sobre a Avaliação na Educação Infantil e os pareceres descritivos, os registros e observações do desenvolvimento da criança.

Cada grupo de turma reuniu-se para levantar as questões que precisa aperfeiçoar em relação aos critérios e formas de registrar as avaliações das crianças.Depois houve uma troca destes apontamentos.

Foi um momento extremamente produtivo e já nos prepara para o próximo ano letivo.

Centro de Estudos Integral

A criança como produtora de cultura

Este foi o tema do nosso último Centro de Estudos . Toda equipe esteve empenhada planejando o próximo bimestre e as atividades para o período com base neste tema. 

"Eu sou um artista brasileiro" será o nome do nosso próximo projeto e vem muita coisa bonita por aí! Faremos um breve passeio sobre as manifestações culturais que retratam e influenciam a infância . 

 Aguardem! 

 


1º Conselho de Classe

No dia  de 10 outubro realizamos nosso primeiro Conselho de Classe. Este é um momento onde todos os funcionários se reúnem para avaliar o trabalho até o momento e para refletir e elaborar estratégias para o próximo período letivo.

Foi um momento rico onde estabelecemos critérios para o nosso processo de avaliação, que constará em nosso Projeto Político Pedagógico.

Refletimos sobre os fatores que devemos considerar e que interferem no ato de avaliar nossos alunos , com base no livro de Jussara Hoffman : Avaliação na Educação Infantil. Foi discutido a importância dos pareceres descritivos do desenvolvimento de nossos alunos e os aspectos que estes devem contemplar. 

Em breve , teremos uma reunião de pais onde estes tomarão conhecimento de tais pareceres. Aguardem!



CENTRO DE ESTUDOS

O lugar para estudar, compartilhar, avaliar, aprender, pensar, transformar a prática , recriar e impactar.




No nosso último Centro de Estudos, toda equipe reuniu-se para pensar sobre diversos aspectos da nossa prática, começando pelo conceito de infância .
A partir do livro infantil : "O que é uma criança?"abrimos uma reflexão sobre a pergunta que o livro nos traz, onde cada um p6ode colocar a sua visão a respeito das crianças e o que cada um de nós posssui de sememelhança com as crianças.
Conversamos sobre os inúmeros desafios que a criança de hoje precisa enfrentar para ser criança. Debatemos sobre as condições da sociedade atual e as influências sobre a vida da criança. A partir de imagens do livro "Com olhos de criança", dividimos o grupo em duplas para fazer a leitura das imagens e falar um pouco sobre suas impressões.
A partir daí, lemos o texto: "Educação Infantil, pra que te quero?" e refletimos sobre a escola de educação infantil, seus objetivos para a sociedade e para criança e qual o nosso papel nesta engrenagem.
Vimos que como educadores, precisamos ser sonhadores e potencializar, idealizar as transformações que precisamos para o nosso mundo, pois só assim conseguiremos estabelecer metas, projetar , criar estratégias e buscar concretizá-las.
Lemos o poema de Thiago de Mello, Estatutos do Homem, discutimos  e ilustramos com tinta, papel e pincel cada artigo do estatuto formando um grande painel . Ficou lindo !
Depois de um breve intervalo , continuamos nosso Centro de Estudos sistematizando as reflexões em textos que já apontam para a construção do nosso PPP _ Projeto Político-Pedagógico.
Grupos de 6 pessoas foram formados para responder às seguintes questões : Quem somos? Onde estamos? Para que existimos? Por que trabalhamos? O que queremos, sonhamos para nossa sociedade, crianças, sociedade e para nós ?
Depois de meia hora de discussão e registros em cartazes , os textos coletivos foram lidos para que se pudesse acrescentar ou retirar algo, se necessário.
Por unanimidade os textos foram aprovados por todos e se tornarão em um texto único para o nosso PPP.
Continuaremos esta discussão e construção no próximo C.E.
Aavaliação feita pela equipe foi de que além de extremamente proveitoso, o Centro de Estudos refletiu a vontade de toda equipe em realmente fazer com que nossa escola seja um sucesso!
Confira abaixo um vídeo com as fotos do CE:




 

 

 

 

 

Para refletir...

Fazer a Diferença



Relata a Sra. Teresa, que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos da quinta série primária e como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual.
No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Ricardo.
A professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal.
Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.
Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano.
A Sra. Teresa deixou a ficha de Ricardo por último.
Mas quando a leu foi grande a sua surpresa.
A professora do primeiro ano escolar de Ricardo havia anotado o seguinte : Ricardo é um menino brilhante e simpático.
Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos.
Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.
A professora do segundo ano escreveu :
Ricardo é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe, que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos.
A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.
Da professora do terceiro ano constava a anotação seguinte :
A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Ricardo.
Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.
A professora do quarto ano escreveu :
Ricardo anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos.
Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula.
A Sra. Tereza se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada.
Sentiu-se ainda pior quando lembrou dos presentes de Natal que os alunos lhe haviam dado, envoltos em papéis coloridos, exceto o de
Ricardo, que estava enrolado num papel marrom de supermercado.
Lembra-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade.
Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão.
Naquela ocasião, Ricardo ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume.
Lembrou-se ainda, que Ricardo lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe.
Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Tereza chorou por longo tempo...
Em seguida, decidiu-se a mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Ricardo.
Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava.
E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava.
Ao finalizar o ano letivo, Ricardo saiu como o melhor da classe.
Um ano mais tarde a Sra. Tereza recebeu uma notícia em que Ricardo lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida.
Seis anos depois, recebeu outra carta de Ricardo contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera.
As notícias se repetiram até que um dia, ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Ricardo Stoddard, seu antigo aluno, mais conhecido como Ricardo.
Mas a história não terminou aqui.
A Sra. Tereza recebeu outra carta, em que Ricardo a convidava para seu casamento e noticiava a morte de seu pai.
Ela aceitou o convite e no dia do casamento, estava usando a pulseira que ganhou de Ricardo anos antes, e também o perfume.
Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Ricardo lhe disse ao ouvido :
— "Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença."
Mas ela, com os olhos banhados em pranto sussurrou baixinho :
— "Você está enganado ! Foi você quem me ensinou que eu podia fazer a diferença, afinal eu não sabia ensinar até que o conheci."

(Autor Desconhecido)
SME-Rio. EDI "Eu Sou". Tecnologia do Blogger.

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