A todos os educadores do EDI Eu Sou um excelente retorno ao trabalho e muito sucesso para todos nós!
Semana Pedagógica de 17 a 21 de dezembro
Nesta semana pudemos repensar e avaliar nossas práticas, aprimorar conhecimentos, revisitar temas, compartilhar expectativas e frustrações,conhecer outras realidades ( visitamos a Creche Municipal Emília Joana : obrigada pela acolhida!) e fazer planos ! Estudamos mais sobre os transtornos globais de desenvolvimento (TGD), discutimos sobre a Inclusão em nossa escola, vimos o filme Adam para ilustrar o tema, discutimos sobre os valores consumistas na escola através do documentário : Criança , a alma do negócio, fizemos um último Conselho de Classe concluindo sobre a importância da rede de relações que foi criada pela equipe do EDI Eu Sou e que favoreceu todo o sucesso alcançado, arrumamos as salas, ufaaa!!! Quanta coisa! Mas ainda deu tempo para nos confraternizarmos e darmos um "até breve". Confira:
2º Conselho de Classe : avaliando nossa prática e aperfeiçoando o olhar sobre a avaliação e registros dos nossos alunos.
Nosso Conselho de Classe iniciou com o Café Literário onde a diretora Paula leu a história Terezinha e Gabriela da Ruth Rocha, onde foi possível falar sobre o olhar avaliador sobre os outros e como é imnportante nos deslocarmos para observarmos de outro prisma a criança.
A partir daí , foi feita uma dinâmica com base em adjetivos para nomearmos uns aos outros da equipe. Foi muito engraçado e pudemos mais uma vez treinar e repensar nossos critérios de avaliação.
A diretora fez a leitura do livro A escola que eu quero, como ponto de partida para a avaliação institucional, onde cada funcionário pôde retratar a escola da sua infância e a de hoje , levantando aspectos positivos e negativos destes momentos.
Assistimos um vídeo falando sobre a Avaliação na Educação Infantil e os pareceres descritivos, os registros e observações do desenvolvimento da criança.
Cada grupo de turma reuniu-se para levantar as questões que precisa aperfeiçoar em relação aos critérios e formas de registrar as avaliações das crianças.Depois houve uma troca destes apontamentos.
Foi um momento extremamente produtivo e já nos prepara para o próximo ano letivo.
Centro de Estudos Integral
A criança como produtora de cultura
Este foi o tema do nosso último Centro de Estudos . Toda equipe esteve empenhada planejando o próximo bimestre e as atividades para o período com base neste tema.
"Eu sou um artista brasileiro" será o nome do nosso próximo projeto e vem muita coisa bonita por aí! Faremos um breve passeio sobre as manifestações culturais que retratam e influenciam a infância .
Aguardem!
1º Conselho de Classe
No dia de 10 outubro realizamos nosso primeiro Conselho de Classe. Este é um momento onde todos os funcionários se reúnem para avaliar o trabalho até o momento e para refletir e elaborar estratégias para o próximo período letivo.
Foi um momento rico onde estabelecemos critérios para o nosso processo de avaliação, que constará em nosso Projeto Político Pedagógico.
Refletimos sobre os fatores que devemos considerar e que interferem no ato de avaliar nossos alunos , com base no livro de Jussara Hoffman : Avaliação na Educação Infantil. Foi discutido a importância dos pareceres descritivos do desenvolvimento de nossos alunos e os aspectos que estes devem contemplar.
Em breve , teremos uma reunião de pais onde estes tomarão conhecimento de tais pareceres. Aguardem!
CENTRO DE ESTUDOS
O lugar para estudar, compartilhar, avaliar, aprender, pensar, transformar a prática , recriar e impactar.
No nosso último Centro de Estudos, toda equipe reuniu-se para pensar sobre diversos aspectos da nossa prática, começando pelo conceito de infância .
A partir do livro infantil : "O que é uma criança?"abrimos uma reflexão sobre a pergunta que o livro nos traz, onde cada um p6ode colocar a sua visão a respeito das crianças e o que cada um de nós posssui de sememelhança com as crianças.
Conversamos sobre os inúmeros desafios que a criança de hoje precisa enfrentar para ser criança. Debatemos sobre as condições da sociedade atual e as influências sobre a vida da criança. A partir de imagens do livro "Com olhos de criança", dividimos o grupo em duplas para fazer a leitura das imagens e falar um pouco sobre suas impressões.
A partir daí, lemos o texto: "Educação Infantil, pra que te quero?" e refletimos sobre a escola de educação infantil, seus objetivos para a sociedade e para criança e qual o nosso papel nesta engrenagem.
Vimos que como educadores, precisamos ser sonhadores e potencializar, idealizar as transformações que precisamos para o nosso mundo, pois só assim conseguiremos estabelecer metas, projetar , criar estratégias e buscar concretizá-las.
Lemos o poema de Thiago de Mello, Estatutos do Homem, discutimos e ilustramos com tinta, papel e pincel cada artigo do estatuto formando um grande painel . Ficou lindo !
Depois de um breve intervalo , continuamos nosso Centro de Estudos sistematizando as reflexões em textos que já apontam para a construção do nosso PPP _ Projeto Político-Pedagógico.
Grupos de 6 pessoas foram formados para responder às seguintes questões : Quem somos? Onde estamos? Para que existimos? Por que trabalhamos? O que queremos, sonhamos para nossa sociedade, crianças, sociedade e para nós ?
Depois de meia hora de discussão e registros em cartazes , os textos coletivos foram lidos para que se pudesse acrescentar ou retirar algo, se necessário.
Por unanimidade os textos foram aprovados por todos e se tornarão em um texto único para o nosso PPP.
Continuaremos esta discussão e construção no próximo C.E.
Aavaliação feita pela equipe foi de que além de extremamente proveitoso, o Centro de Estudos refletiu a vontade de toda equipe em realmente fazer com que nossa escola seja um sucesso!
Confira abaixo um vídeo com as fotos do CE:
Para refletir...
Fazer a Diferença
No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Ricardo.
A professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal.
Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.
Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano.
A Sra. Teresa deixou a ficha de Ricardo por último.
Mas quando a leu foi grande a sua surpresa.
A professora do primeiro ano escolar de Ricardo havia anotado o seguinte : Ricardo é um menino brilhante e simpático.
Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos.
Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.
A professora do segundo ano escreveu :
Ricardo é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe, que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos.
A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.
Da professora do terceiro ano constava a anotação seguinte :
A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Ricardo.
Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.
A professora do quarto ano escreveu :
Ricardo anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos.
Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula.
A Sra. Tereza se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada.
Sentiu-se ainda pior quando lembrou dos presentes de Natal que os alunos lhe haviam dado, envoltos em papéis coloridos, exceto o de
Ricardo, que estava enrolado num papel marrom de supermercado.
Lembra-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade.
Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão.
Naquela ocasião, Ricardo ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume.
Lembrou-se ainda, que Ricardo lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe.
Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Tereza chorou por longo tempo...
Em seguida, decidiu-se a mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Ricardo.
Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava.
E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava.
Ao finalizar o ano letivo, Ricardo saiu como o melhor da classe.
Um ano mais tarde a Sra. Tereza recebeu uma notícia em que Ricardo lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida.
Seis anos depois, recebeu outra carta de Ricardo contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera.
As notícias se repetiram até que um dia, ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Ricardo Stoddard, seu antigo aluno, mais conhecido como Ricardo.
Mas a história não terminou aqui.
A Sra. Tereza recebeu outra carta, em que Ricardo a convidava para seu casamento e noticiava a morte de seu pai.
Ela aceitou o convite e no dia do casamento, estava usando a pulseira que ganhou de Ricardo anos antes, e também o perfume.
Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Ricardo lhe disse ao ouvido :
— "Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença."
Mas ela, com os olhos banhados em pranto sussurrou baixinho :
— "Você está enganado ! Foi você quem me ensinou que eu podia fazer a diferença, afinal eu não sabia ensinar até que o conheci."
(Autor Desconhecido)