Bem-vindo ao universo da Educação Infantil

.

Transformando sonhos em realidades

.

Construindo conhecimentos em prol da cidadania

.
 

Compreendendo o EDI

Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI)

Dentro de um novo conceito de educação para a primeira infância, a Secretaria Municipal de Educação criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), uma perspectiva de atenção à educação na primeira infância, colocando no mesmo espaço a creche e a pré-escola.




O novo modelo atende crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade, estimuladas a desenvolver, desde pequenas, a aprendizagem através da convivência com livros e materiais apropriados, além de contarem com educadores mais preparados. Para garantir um atendimento com ainda mais qualidade, cada sala de atividades nas creches conta com o professor de Educação Infantil.

Cada EDI tem uma biblioteca/brinquedoteca especializada na primeira infância. Além disso, as unidades contam com uma Sala de Primeiros Atendimentos, onde um agente de saúde verifica a carteira de vacinação e fornece orientações de higiene às crianças e também aos responsáveis, entre outras atribuições.

A ampliação do atendimento em creche, em toda a cidade, com a criação de 30 mil novas vagas, é uma das metas da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Desde 2009, já foram criadas 14.080 vagas, em 48 EDIs construídos e em 98 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento*. Atualmente, mais de 56 mil crianças já são atendidas pela Prefeitura em creches da rede municipal e nas conveniadas.

* Dados referentes ao mês de novembro de 2011




 

 

0 comentários:

Postar um comentário

SME-Rio. EDI "Eu Sou". Tecnologia do Blogger.

Procurando...