Bem-vindo ao universo da Educação Infantil

.

Transformando sonhos em realidades

.

Construindo conhecimentos em prol da cidadania

.
 

Reunião de Pais 2013

Em 2013 nossa parceria continua :

família + escola = criança feliz

Dia 05/02 às 7:30h reunião de pais e responsáveis. Não falte!
 

----------------- 

Mais uma Reunião de sucesso !

Realmente nossa última reunião foi um sucesso! 
A diretora Paula iniciou a reunião lendo o livro "Você", mostrando aos pais a importância deles e de suas crianças para a escola . Agradeceu o trabalho de parceria e respeito estabelecido e fez uma avaliação positiva de todo este período trabalhado.Explicou o período de recesso e férias e deu algumas orientações:
* Tentar não mudar a rotina de horários e refeições neste período para a criança não estranhar muito.
*Tomar cuidado com os acidentes domésticos.
* Aproveitar o período para levar a criança ao pediatra e providenciar novo atestado médico para o próximo ano.
* Realizar atividades prazerosas com a criança: ler para ela, brincar, desenhar, passear...
* Comparecer a escola no dia 05 de fevereiro às 7:30h para nossa primeira reunião de pais, onde saberão quais são os professores e turmas.
*Informou que a secretaria da escola funcionará em janeiro de 8h às 13h.

Após os avisos gerais os pais foram encaminhados às salas para receberem as atividades das crianças e assinarem os pareceres descritivos do desenvolvimento da criança no período.
A maioria dos pais compareceu e ficamos MUITO felizes! 

Parabéns aos pais! O sucesso é NOSSO!
Até 2013!!!   



ESCOLA DE PAIS: QUEM AMA SEU FILHO VOLTA PRA ESCOLA

No último dia 24 de novembro, às 8h, os responsáveis das crianças do EDI Eu Sou estiveram mais uma vez reunidos com os professores da escola para conversar sobre temas como: Limites, relação paisXfilhosXescola e desenvolvimento infantil.
  
 Foi um momento precioso onde todos puderam conversar abertamente sobre os temas acima, trocar idéias, fazer perguntas, tirar dúvidas,dar sugestões e ter em mãos o parecer descritivo sobre o desenvolvimento do seu filho no período do 3° bimestre. Os pais leram e assinaram este documento tão importante. 
Através de dinâmicas com os pais de suas turmas, os professores puderam também conhecer um pouco mais sobre a realidade de cada família! Foi um momento muito rico e produtivo.
Em breve teremos a próxima. Não falte!
 


20 de Outubro: o dia em que pais e filhos tornaram-se CRIANÇAS !

No dia 20 de outubro às 8h tivemos mais uma Reunião de Responsáveis. Foi uma manhã maravilhosa! Culminando a Semana da Criança, a equipe do EDI Eu Sou trouxe como proposta o resgate da infância feliz e saudável.
Durante a manhã, os pais vivenciaram com seus filhos alguns momentos do dia na escola. Foram para as salas e ouviram histórias, fizeram atividades com seus filhos , participaram da rodinha e depois desceram para realizar atividades no pátio. Brincaram com suas crianças de jogos folclóricos, cooperativos, circuitos e se divertiram muito!
Para terminar , foi feito um gostoso piquenique com os lanches que as famílias trouxeram de casa. A escola ofereceu uma sla de frutas caprichada! Uma delícia! 
Agradecemos a participação de todos os que prestigiaram este dia!
Parabéns a toda equipe de funcionários pelos excelentes momentos!
Confira as fotos:
  
  










Nossa Escola de Pais foi um sucesso!





Falamos sobre o tema :Afetividade na família e na escola.
O encontro foi dinamizado pela diretora Paula Correa que junto com a equipe, promoveu reflexões bem pertinentes e até mesmo tocantes sobre o tema, usando livros de histórias e um vídeo de apoio fornecido pela Secretaria de Educação. na ocasião os pais puderam conhecer um pouco mais sobre o Projeto da escola ,e o trabalho que tem sido desenvolvido pela equipe.
Lamentamos que nem todos os responsáveis compareceram, mas os aguardamos na próxima oportunidade.
Seguirá pela agenda esta semana a pauta discutida na reunião.
Veja o vídeo com as fotos das reuniões. 



++++++++


                     Quem ama seu filho, volta para a escola.

Dia: 29/09
Hora: 9h
Local: EDI Eu Sou

Você não pode perder! 

A direção 

 

Nossa última reunião ocorreu no dia 24/08 e a Pauta dos assuntos tratados foi enviada pela agenda das crianças. Se você não compareceu ou quer relembrar a reunião, dê uma olhadinha na agenda e qualquer dúvida procure a direção da escola.

Um abraço,
Tia Paula

 






Período de Acolhimento : momento decisivo



Ainda não conhecemos nossos futuros alunos e seus responsáveis. Porém sabemos o quanto é especial este momento de colocar a sua criança na escola. São muitas dúvidas , angústias, medos...
É necessário porém que cada família busque tornar este momento inesquecivelmente prazeroso, feliz, sadio e único.
A postura , as falas e reações da família neste período de preparação para a escola é fundamental. Mesmo se a criança já frequentou ou frequenta escolas, creches, babás, é possível que ela estranhe as novidades de outra escola. Por isso, prepare-se para este momento com sabedoria e alegria, passando muita segurança para sua criança.
Separei um texto bem legal feito por uma escola para o período do que chamamos de "Acolhimento" dos alunos. Vale a pena conferir.


Mesmo que algumas crianças ingressem na escola com facilidade, não é de estranhar que outras inicialmente se sintam inseguras em um ambiente novo e diferente. Estes sentimentos são normais e é por isso que as escolas geralmente proporcionam um período de adaptação, auxiliando a criança a se acostumar lentamente, sem se sentir abandonada pela família.
     É preciso que os pais examinem os sentimentos que neles desperta o ingresso do filho na escola. Freqüentemente, as dificuldades da criança em se adaptar à escola estão associadas às angústias dos próprios pais diante das mudanças advindas com o crescimento do filho – o que inclui deixá-lo um tempo na escola.
     Os pais também devem avaliar como eles se sentem em relação à escola, pois, se por algum motivo, legítimo ou não, desgostam ou não confiam nela, fica mais complicado para a criança sentir-se tranqüila nesse novo ambiente.
     Dessa forma, a família também tem o importante papel de facilitar o processo de adaptação. Combinar com a criança o horário que irá buscá-la, evitar ao máximo se atrasar, não mentir para a criança dizendo que “já retorna” são exemplos de atitudes que poderão deixar a criança mais tranqüila.
     Pais que ameaçam bater ou castigar o filho ou o assustam dizendo que o “velho do saco” irá pegá-lo se não ficar na escola, além de não ajudar, tendem a atrapalhar o processo de adaptação. Também não é recomendável que os pais tentem “comprar” a criança, prometendo recompensá-la com algo que ela deseja para ajudá-la a ficar na escola. Isso porque a razão da criança estudar não está naquilo que obterá dos pais. A criança deverá entender, com o passar do tempo e o auxílio da família, que estudar é sua responsabilidade, sendo necessário para sua vida e crescimento, além de ser um valor importante para ela e sua família.
     Portanto, não são as ameaças, os medos e as recompensas que fazem a criança ficar na escola, mas o sentimento de que estudar e estar na escola é bom para ela. Frente a isso, a família ajuda a criança a se adaptar na escola quando transmite, verdadeiramente, que a escola é algo positivo.
   
Lembre-se: a escola é sua amiga, parceira e só quer o melhor para você e sua criança. Ouça as instruções dos professores, converse com a direção ou professor , evite aglomerações no portão da escola nas horas de entrada e saída, atenda as solicitações e confie que você está fazendo o que é melhor para sua criança.
Assim, temos certeza de que nossa parceria será um sucesso.
Até breve!

2 comentários:

MILENE disse...

Todas as reuniões são ótimas e um sucesso,parabéns á todas vocês pelo trabalho e carinho com nossos filhos e conosco,Mamãe Milene (Turma Azul)

Unknown disse...

Gosto muito das reuniões,todas foram ótimas.Muito obrigado por nos proporcionar o prazer de poder acompanhar nossos filhos também na escola,isso é muito importante para nós e para eles,obrigado a todos também pelo carinho e dedicação com os nossos filhos.
Ana Paula Assumpção.(mamãe do Richard - turma branca).

Postar um comentário

SME-Rio. EDI "Eu Sou". Tecnologia do Blogger.

Procurando...