Bem-vindo ao universo da Educação Infantil

.

Transformando sonhos em realidades

.

Construindo conhecimentos em prol da cidadania

.
 

Memorial "Eu Sou"


O Instituto Sócio-Cultural “Eu Sou”  é  sucessora  da Associação Evangélica de Proteção a Menores – AEPAM , instituição fundada em 1959 , que sempre manteve-se trabalhando com famílias de baixa renda da comunidade de Jacarepaguá , principalmente da Praça Seca e adjacências , visando à melhoria da qualidade de vida  desta comunidade bem como o resgate de crianças e adolescentes em situação de risco.

Criada pelo saudoso Reverendo Laudelino de Oliveira , a AEPAM tinha o formato de orfanato e assim manteve sua atuação até 1994 , quando passou a funcionar , também como creche em horário integral , atendendo por ano cerca de 200 crianças de 2 a 6 anos, além de um grupo de 30 crianças estudantes da rede municipal de ensino que no contra-turno usufruíam de projetos sócio-educativos. Em 2002, foi criada a ONG denominada Instituto Sócio-Cultural “EU SOU”, sucessora da AEPAM, que manteve seu atendimento agora como escola de Educação Infantil e Instituição Sócio-Educacional , atendendo cerca de 120 crianças por ano.

Por ser uma instituição sem fins lucrativos e viver exclusivamente de doações e parcerias , em novembro de 2008, o “EU SOU” , forma carinhosa da comunidade se referir ao Instituto, fechou suas portas devido a crises financeiras .
Seu inegável legado na comunidade local por 50 anos,  marcou muitas famílias que foram beneficiadas pelos serviços ali prestados .

O “EU SOU” contribuiu para que sonhos destas famílias fossem realizados e que as crianças de outrora  hoje sejam cidadãos dignos, trabalhadores e que acreditam num futuro cada vez melhor.
A reabertura deste espaço de educação e de transformação de realidades na comunidade da Praça Seca , já é algo sonhado há pelo menos 3 anos.
A Secretaria Municipal de Educação alugou o prédio do "Eu Sou" e o está reformando para que este espaço venha a ser novamente "povoado" de crianças, agora com o formato de Espaço de Desenvolvimento Infantil (E.D.I).  Por estarmos tão próximos desta realização, almejamos manter o nome “EU SOU”  como forma de assim reconhecer tamanha obra ali realizada , além de valorizar e homenagear de forma justa  a história e a identidade de centenas de famílias da comunidade local.
A obra está na reta final . A expectativa é grande ! Em breve teremos novidades ! Aguardem!

1 comentários:

Anônimo disse...

Momento muito esperado, por mim e por muitos que querem o trabalho maravilhoso de antes, realizado com continuidade. É um sonho que está virando realidade! Que venham as crianças.

Postar um comentário

SME-Rio. EDI "Eu Sou". Tecnologia do Blogger.

Procurando...